quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Brasileira ganha bolsa para pesquisa da Google


Larissa Romualdo Suzuki, bolsista Google Anita Borg Memorial 
(Foto: Arquivo pessoal)
 
Larissa dos Santos Romualdo Suzuki foi umas das 40 selecionadas a uma  das Bolsas de Estudo Google Anita Borg Memorial. A premiação é destinada a pesquisadoras de universidades do Oriente Médio, África e Europa, na área da computação e tecnologia.

Aos 27 anos, a brasileira possui graduação em Ciência da Computação, mestrado em Engenharia Elétrica e havia iniciado seu doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).   Essa pesquisa foi interrompida pela jovem, quando recebeu uma bolsa integral da University College London (UCL), e foi morar na Inglaterra.

Na UCL, o doutorado de Larissa tem foco no desenvolvimento de um software capaz de integrar vários sistemas em um único sistema orquestrado. Conforme relatou ao G1, o programa poderia ser usado, por exemplo, para tornar mais fácil a administração de serviços de água, energia elétrica e esgoto, de um município. "Quero aplicar a engenharia de software de modo a instrumentar cidades, conectar sistemas e fazer as cidades se tornarem um ambiente inteligente para as pessoas viverem", explica.

O projeto interessou a empresa Google, que vai auxiliá-la no desenvolvimento da tese. O gigante da internet, que seleciona pesquisas de acordo com a excelência acadêmica, reconheceu a relevância do trabalho e irá premiar a doutoranda com 7 mil libras (cerca de R$ 22 mil). Um importante incentivo à paulista, nascida em Ribeirão Preto (SP), que sonha em voltar ao Brasil no futuro.
 
Criada em 2007, a bolsa é oferecida numa parceria entre o Google e o Instituto Anita Borg para Mulheres e Tecnologia. Uma entidade que nasceu em 1994 e, desde 2003, após a morte da fundadora - a cientista da computação norte-americana, Anita Borg - adotou este nome.
Larissa (a quarta da  esquerda para direita), na Suíça, entre as demais bolsista selecionadas pelo Google (Foto: Arquivo pessoal)
Via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário