domingo, 2 de setembro de 2012

Conheça a menina de 13 anos que virou hit nas redes sociais ao denunciar as más condições do ensino público

"Eu Isadora Faber que tenho 13 anos, estou fazendo essa página sozinha, para mostrar a verdade sobre as escolas públicas. Quero o melhor não só pra mim, mas pra todos.” Essa é a descrição do “Diário de Classe”, uma comunidade que atingiu, até esse momento, 206 mil seguidores no Facebbok.

Inspirada pelo Blog Never Seconds (Nunca Repetir o Prato, em tradução livre) de uma garota escocesa, Martha Payne, de 9 anos, que criticava a baixa qualidade da merenda em sua escola, a comunidade de Isadora tem o objetivo de denunciar as más condições da escola e do ensino público em Santa Catarina. O que a menina não esperava é que suas reclamações seriam divulgadas nos jornais de maior circulação dos pais.

Postando imagens e videos sobre a escola, Isadora compartilhou fotos de bebedouros e ventiladores quebrados, uma quadra sem cobertura e outras imagens que refletem as
péssimas condições da escolas, além do despreparo dos professores para lidar com a bagunça em sala de aula. Desde então, a garota passou a sofrer represálias dentro e fora do colegio. Professores, coordenadores e a diretora da escola quiseram impedir que Isadora continuasse escrevendo o blog e ela foi obrigada a tirar alguns vídeos do ar.

A partir do apoio que recebeu na internet e da repercussão da imagens, a prefeitura de Florianópolis lançou um comunicado à imprensa para anunciar “providências” na Escola Básica Maria Tomázia, onde Isadora estuda. Aproveitando o momento para fazer propaganda política, a Secretária de Educação, Sidneya Gaspar de Oliveira, diz que determinou uma nova reforma no estabelecimento por defender a liberdade de expressão de Isadora.

Clique aqui e veja o vídeo que os pais de Isadora postaram para esclarecer que a estudante não tem nenhum tipo de vinculo político em jogo e que a garota não vai participar da campanha de nenhum partido. A convite da BBC Brasil, as duas blogueiras-mirins trocaram vídeos contando mais sobre a experiência pessoal de cada uma. Confira abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário