quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Orkut completa 8 anos

O Orkut completou 8 anos de existência na última terça-feira (24). E não há como negar: durante boa parte dessa jornada, a rede social do Google foi a preferida pelos brasileiros. A sua chegada ao Brasil aconteceu em 2004 e, no início, era preciso receber um convite para utilizá-la, o que gerou certa repercussão entre os usuários da época. Ao longo dos últimos anos, o Orkut tentou se reinventar: lançou modificações em sua interface e adicionou novos recursos, incluindo aplicativos para smartphones Android e iOS. Ele tinha tudo para continuar sendo a rede mais utilizada no Brasil, se não fosse pelo surgimento do Facebook.

“A inversão das posições, no entanto, era quase que inevitável. De acordo com dados divulgados pela comScore no dia 17 de janeiro, a rede social de Mark Zuckerberg foi a mais acessada no último mês de 2011, um aumento de nada menos que 192% nos últimos 12 meses. Apesar de haver uma grande polêmica em torno do resultado, uma vez que ele não contabilizou o acesso às redes provenientes de computadores públicos ou via dispositivos móveis, os números são surpreendentes. Todavia, o Orkut não deixa de ser importante para o Brasil. É inegável que uma parcela considerável dos usuários de Internet começou a acessar a grande rede através de computadores públicos, para manter contato com seus amigos no Orkut. Com a chegada do Google+, a briga entre os serviços sociais está apenas recomeçando”, afirma o site TechTudo em uma matéria publicada na última terça-feira (24).

Para celebrar a data, a equipe do Orkut postou no blog da rede social a seguinte mensagem: “Quase uma década depois, ele continua crescendo e melhorando com a ajuda de todos vocês que compartilham suas novidades e encontram seus amigos e interesses no Orkut. É um orgulho para nós fazer parte da vida de tantas pessoas que usam nossa rede social. Portanto, no dia do aniversário do Orkut, nós agradecemos às dezenas de milhões de usuários e convidamos a todos para festejar conosco essa data!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário