segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sobre ovos, BBB e violência contra a mulher


Peço licença aos leitores desta coluna para deixar de lado o texto informativo e explicitar a minha modesta opinião sobre a conduta da Rede Globo de Televisão diante do suposto estupro no BBB 12, assunto que circulou em todas as redes sociais na semana passada.

O comportamento de Boninho como Diretor do BBB não é diferente do comportamento do filho do Todo Poderoso da Rede Globo, que do alto da sacada de seu belo prédio no Rio de Janeiro, jogava ovos nas cabeças dos pedestres. Tal atitude, inclusive, explica a forma com a qual o diretor conduz tal programa e se relaciona com o seu público ainda hoje. Boninho age como se estivesse acima do bem e do mal, como se realmente não tivesse contas a prestar a sociedade em relação ao suposto estupro, refletindo a própria resistência da emissora em lidar de forma transparente com os conflitos.


Com o episódio, a Rede Globo demonstrou que ainda não está preparada para lidar com um ambiente democrático, insistindo na velha fórmula da manipulação dos fatos. Os vídeos com as cenas em que Daniel aparece transando com Monique inconsciente, após ter ingerido grande quantidade de bebida alcoólica , foram retirados do youtube; o rapaz foi expulso sem que a produção explicasse de forma clara ao público e aos participantes o que estava acontecendo e a produção se omitiu completamente de qualquer responsabilidade (ou negligência) pelo ato. No Facebook, a emissora limitou-se a publicar um post no qual Monique afirma que consentiu ao ato e se diz arrependida de ter ficado com Daniel.

Lastimável num país onde as mulheres sexualmente abusadas nessas circunstâncias passam de vítimas a culpadas. Apesar do Ministério Público Federal divulgar em nota que irá analisar o papel da emissora em um programa em que degrada a mulher e estimula à bebedeira, a emissora tem até motivos para comemorar: após o episódio, a audiência do programa teve um aumento de 80%. O que nos faz crer que o lixo que Boninho continua jogando na cabeça do povo já se infiltrou na mente e na alma das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário