terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Filme À Sombra de um Delírio Verde retrata os índios Kaiowá e está disponivel ao acesso na internet

Enquanto todas as atenções envolvendo conflitos armados estão voltadas para a inquietante Primavera Árabe, especificamente na Síria ultimamente, a matança dos índios Guarani Kaiowá na região Sul do Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai, atravessa estações e parece não haver apelo para que o massacre pare, pelo menos não por parte das transnacionais do agronegócio. Porém o documentário À Sombra de um Delírio Verde (Brasil, Bélgica e Argentina), disponível na internet, quebra as regras do jogo e da grande mídia e revela as tragédias acometidas aos indígenas daquela região.

A situação dos Guarani Kaiowá está retratada no documentário dirigido pelo jornalista brasileiro Cristiano Navarro, pela jornalista belga An Baccart e pelo cinegrafista argentino Nicolas Muñoz. À Sombra de um Delírio Verde denuncia a ação das transnacionais do agronegócio da cana-de-açúcar e seus efeitos sobre os povos indígenas do Mato Grosso do Sul.



De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entre 2003 e 2010, 253 indígenas foram assassinados em Mato Grosso do Sul. O genocídio é creditado com todos os indícios a fazendeiros, que através da expansão do agronegócio também expulsam os índios Kaiowá de suas terras, que hoje correspondem a menos de 5% do território indígena original e que concentra em torno de 45 mil índios.

A última liderança assassinada foi o cacique Nísio Gomes, em 18 de novembro de 2011, poucos dias antes de o documentário ser lançado. Além das ameaças constantes de mortes, os índios Kaiowá vivem em situação precária. Há epidemia de desnutrição entre as crianças, e os adultos e jovens, que não têm mais alternativas de subsistência, trabalham nos canaviais com jornadas exaustivas.

Clique e assista À Sombra de um Delírio Verde.

Informações: Le Monde Diplomatique Brasil (edições de dezembro e janeiro) e The Dark Side of Green.

Nenhum comentário:

Postar um comentário