quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conheça o Pinterest, a rede social que prioriza as imagens


Facebook, Twitter, Orkut, Google+, Sonico, Badoo, etc. A lista de redes sociais, que parece não ter fim, ganhou recentemente mais um nome: Pinterest. Criado em março do ano passado, o endereço consiste num mural virtual de fotos e vídeos, ou seja, um espaço onde o texto é mero detalhe: o que importa mesmo são as imagens.

E esse novo nome promete ser de peso. Nos últimos meses, o Pinterest tem experimentado um boom no seu número de usuários: de setembro a dezembro, a alta foi de 429%. A velocidade de crescimento dessa rede social impressiona e, em janeiro passado, ela ultrapassou a marca de 10 milhões de usuários. Destes, 58% são mulheres, segundo a empresa Experian Hitwise.

“O Pinterest é como um grande painel de cortiça, um mural virtual em que o usuário alfineta não só fotos suas ou de amigos mas também qualquer tipo de imagem que o atraia na internet. Tais fotos são divididas em álbuns temáticos, criados pelo usuário (como ‘receitas de bolo’, ‘ideias para decorar a casa’, ‘livros que li’). Também é possível ver murais dos outros, segui-los e republicá-los (como no Twitter), além de curti-los e comentá-los (como no Facebook).

A rede também tem conseguido manter seus usuários conectados. Eles gastam uma hora e 15 minutos por mês no Pinterest, número que só é menor do que o do Tumblr (uma hora e 38 minutos) e o do Facebook (seis horas e 33 minutos), batendo o Twitter e o Google+, segundo o site especializado Statista. Por enquanto, o site não é aberto. Para entrar, é preciso ser convidado por algum amigo que já tenha conta na rede. Ou clicar em ‘Request an invite’ para ser convidado pelo próprio Pinterest. A resposta costuma ser rápida”, informou o jornal Folha de S.Paulo em uma matéria publicada em seu portal na última terça-feira (28).

A editoria de arte do jornal elaborou um interessante infográfico sobre o Pinterest. Confira abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário