sexta-feira, 2 de março de 2012

Drogas são negociadas para jovens através das redes sociais, revela instituto da ONU


Em um notável exemplo de como é possível fazer mau uso da internet, as redes sociais estão sendo utilizadas por drogarias ilegais para negociar drogas para jovens de todo o mundo. O alerta foi feito pelo The International Narcotics Control Board (INCB), instituto da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por fiscalizar a utilização de substâncias ilícitas e medicamentos controlados.

Em uma entrevista coletiva realizada em Londres para anunciar os resultados do último relatório preparado pela organização, o presidente do INCB, Hamid Ghods, explicou que, tanto no Facebook quanto no YouTube, há usuários atraindo outros para sites onde há apologia e venda de drogas dos mais diversos tipos. Algumas páginas foram identificadas e o instituto já emitiu comunicados aos países envolvidos para tirá-las do ar.


“De acordo com o monitoramento do instituto, mais de 12 mil tipos de ‘substâncias controladas internacionalmente’ foram enviadas pelo correio em 2010. Delas, mais de 5 mil foram drogas de origens ilícitas. A Índia foi identificada como maior remetente, sendo responsável por 58% dos envios. Os Estados Unidos, a China e a Polônia também estão no topo da lista. A preocupação é tão grande que o INCB enviou regras para prevenir este tipo de comércio pela Internet a diversos governos”, informou a agência de notícias Reuters na última terça-feira (28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário