sábado, 3 de março de 2012

Redes sociais e o preconceito



De forma muito intensa o preconceito se apresenta nas relações sociais e concomitantemente nas redes sociais, foi isso que demonstrou o Museu Memória e Tolerância instituição Mexicana que tem a proposta de difundir a tolerância e a diversidade através da memória.

Foram criados quatro perfis pelo Museu na rede social Facebook: Camila Peralta, Britani Cadena, Alonso Piccard e Brayan Carlo Rublo, as mulheres eram representadas pela mesma modelo e os dois homens pelo mesmo rapaz. A cor dos perfis de Britani Cadena e Brayan Carlo Rublodo foram alterados pela instituição para que eles tivessem o tom de pele mais escura, todas as outras características eram iguais.

Os quatro perfis fazem o pedido de amizade ao mesmo tempo, e segundo o Museu o resultado foi que Camila Peralta foi 100% de vezes mais aceita do que Britani e recebeu seis vezes mais comentários. No caso dos rapazes, a diferença foi ainda maior. Alonso obteve 300% de aceitação a mais do que Brayan. Além disso, o perfil de Brayan foi denunciado quatro vezes e o de Alonso apenas uma. Na última denúncia, a rede social apagou o perfil do rapaz.

Para saber mais sobre a pesquisa veja o vídeo: http://www.flaac2012.com.br/teste-de-preconceito-nas-redes-sociais/#.T1KFsRlyjgP

Fonte: Fazendo Media

Nenhum comentário:

Postar um comentário