Apesar das possibilidades disponíveis no Twitter para os webjornais e os próprios jornalistas interagirem com seus leitores, na prática, elas são pouco ou quase nunca utilizadas pelos meios e os profissionais da comunicação mais conhecidos dos Estados Unidos. Esse é o resultado da pesquisa realizada pelo Pew Research Center.
Jeff Sonderman, responsável pela pesquisa, destaca que as empresas de comunicação usam de forma limitada o Twitter, sendo, principalmente, para divulgar seu próprio conteúdo noticioso. É raro que o usem para compartilhar material de outros veículos e para gerar envolvimento com os seus seguidores.
Entre os webjornais que foram estudados, durante uma semana, estão The Washington Post, The New York Times, USA Today,The Wall Street Journal, Arizona Republic, The Toledo Blade, NPR, CNN, Fox News, MSNBC, ABC News, Huffington Post y Daily Calle.
Os dados são de que 93% dos tweets publicados estão relacionados com algum conteúdo publicado no próprio site do webjornal. Foi verificado que apenas 1% dos tweets são para outros sites de notícias, 1% para tweets de contas fora do âmbito noticioso e 6% de tweets sem links. Veja gráfico:
No New York Times, como grande parte dos outros webjornais, os tweets são somente com o material produzido na redação. A exceção é a Fox News em que 21% dos tweets foram para buscar a participação do público e outros 44% de retweets. Veja gráfico.
Jeff Sonderman, responsável pela pesquisa, destaca que as empresas de comunicação usam de forma limitada o Twitter, sendo, principalmente, para divulgar seu próprio conteúdo noticioso. É raro que o usem para compartilhar material de outros veículos e para gerar envolvimento com os seus seguidores.
Entre os webjornais que foram estudados, durante uma semana, estão The Washington Post, The New York Times, USA Today,The Wall Street Journal, Arizona Republic, The Toledo Blade, NPR, CNN, Fox News, MSNBC, ABC News, Huffington Post y Daily Calle.
Os dados são de que 93% dos tweets publicados estão relacionados com algum conteúdo publicado no próprio site do webjornal. Foi verificado que apenas 1% dos tweets são para outros sites de notícias, 1% para tweets de contas fora do âmbito noticioso e 6% de tweets sem links. Veja gráfico:
A pesquisa apresenta ainda o crescimento de seguidores que os meios tiveram entre fevereiro e outubro de 2011. A Fox News é a primeira colocada. Sua estratégia de estar ativamente fazendo tweets e retweets tem surtido efeito. Veja gráfico:
A pesquisa do Pew Research Center destaca ainda que a despotencialização da natureza interativa do Twitter inviabiliza que mais vozes tenham presença e expressão opinativa nos meios.
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