terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Memórias digitalizadas: jornais e revistas dos séculos XIX e XX



O site temático Memória da Imprensa, do Arquivo Público do Estado de São Paulo, disponibiliza jornais e revistas dos séculos XIX e XX digitalizados. Sobre diversos assuntos da época, o material pode ser acessado livremente no site do Arquivo que foi reformulado recentemente para facilitar o acesso.

Atualizado a cada três meses, o acervo é dividido em seis editorias, como um jornal atual: Nacional, Local, Cultura, Esportes, Gastronomia e Moda. Um dos objetivos do projeto é chamar a atenção para o acervo, muitas vezes desconhecido. Entre os títulos digitalizados estão exemplares dos jornais Farol Paulistano (1829), Correio Paulistano (1867) e Jornal das Senhoras (1952) e das revistas Vida Paulista (1903), Moderna (1898), O Pharol (1908), Palco Ilustrado (1908) e Capital Paulista (1900), entre outros.

Entre o conteúdo atualmente disponível pode-se encontrar a repercussão pública do decreto de abolição da escravatura, em 1888, as competições de "foot-ball" e "cyclismo" nos clubes Espéria e Paulistano, em 1903, e postais escritos à mão pelo poeta Olavo Bilac e publicados na Revista A Lua, em 1910.

A Hemeroteca do Arquivo Público é uma das maiores do Estado de São Paulo e possui atualmente 1.195 títulos de revistas e 1.369 títulos de jornais disponíveis para consulta. Além disso, o Arquivo Público do Estado é responsável, desde 2008, pela coleção de periódicos do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário