A Sociedade Brasileira da Computação está desenvolvendo um projeto para estimular garotas entre 10 e 16 anos a optarem por carreiras em áreas relacionadas à Tecnologia da Informação (TI). O projeto denominado "Meninas Digitais", realizado conjuntamente com a Women in Technology (WIT) - organização que estimula a presença de mulheres na área de tecnologia -leva fóruns e palestras ao Ensino Fundamental para desmitisficar a ideia que Tecnologia é coisa para homem. Além disso, o projeto promove a visita das meninas a alguns de seus funcionários em diversas cidades do mundo para participarem de oficinas sobre como desenvolver sistemas e lidar com ferramentas de internet, com o objetivo de mostrar a realidade do trabalho.
De acordo com dados da pesquisa conduzida pela Microsoft e a Sociedade Brasileira da Computação, o número de mulheres que terminam a graduação em cursos relacionados à informática têm caído significativamente desde a década de 1980. Se durante esse período, as classes tinham quase 50% de mulheres, atualmente, as classes de ciências da computação de universidades de todo o país são compostas, em média, por apenas 10% de mulheres. Entre as razões apontadas pelas garotas para evitarem os cursos de informáticas estão a dificuldade com a matemática e o medo de enfrentar o preconceito dos homens na rotina do trabalho.
Após as duas primeiras edições do fórum, foi criada uma lista de discussão na internet com 46 professores vinculados à SBC que decidiram ajudar o projeto para ampliá-lo para todo o Brasil. Assim, o grupo aposta que universidades de todo o Brasil possam promover fóruns para estimular a presença feminina em cursos de Tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário