sexta-feira, 16 de março de 2012

Conheça o 'Resolvaweb', o site para enviar reclamações a empresas no Twitter


Foi-se o tempo em que o Twitter era utilizado apenas para entrar em contato com amigos, divulgar ideias e conhecer pessoas. Uma nova e importante função vem ganhando força no microblog, que já conta com mais de meio bilhão de contas cadastradas: ele se transformou em mais um canal para enviar reclamações e sugestões a empresas.

No ano passado, por exemplo, essa rede social teve 272.181 mensagens publicadas com a hashtag "#FAIL" para reclamar de serviços ou de produtos, segundo dados da companhia especializada em gestão de redes sociais E.life.

Com o objetivo de potencializar esse canal de interatividade entre clientes e empresas, foi lançado na última quinta-feira (15), Dia do Consumidor, o Resolvaweb. Este consiste em um site criado para ajudar os usuários do Twitter a entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor das empresas e, em sua estreia, já conta com 419 companhias adicionadas, que estão divididas em categorias (carros, entretenimento, bebidas, planos de saúde, celulares, etc.). Através do Resolvaweb, o usuário, que precisa ter uma conta cadastrada no microblog, pode enviar reclamações, críticas, solicitações e elogios às empresas.


O portal G1 testou a novidade e publicou uma matéria ensinando a como usar esse serviço. Confira a seguir os principais trechos do texto:

“Ao entrar no site, é necessário entrar com os dados da conta do microblog e autorizar o uso do Resolvaweb pelo Twitter. Em seguida, é possível usar uma barra de buscas para procurar pelo contato da empresa e enviar a mensagem. Há também uma opção para navegar por uma página com as categorias de serviços oferecidos pelas empresas. Ao selecionar a empresa, o Resolvaweb mostra quantos usuários seguem a conta dela no Twitter, quantos ela segue e o número de contatos feitos entre as duas partes — usuário e companhia — por meio do serviço. Há também a possibilidade de seguir a conta da empresa no microblog. As mensagens são enviadas às empresas com o nome do usuário no Twitter e elas aparecem também no perfil da empresa.

Assim que a organização responde para o consumidor, ele recebe um e-mail do Resolvaweb informando que seu contato teve retorno. Há um link que o direciona ao site e que apresenta a resposta da companhia. Na aba ‘Meu Histórico’, no próprio serviço, o internauta tem um histórico de todas as suas interações com as marcas e a opção de enviar uma nova mensagem para a empresa, mantendo o diálogo com ela. Com o serviço, o usuário também tem a possibilidade de acrescentar ao site o nome de uma companhia que não está no banco de dados, clicando em ‘Adicionar Marca’. Segundo a E.life, o serviço Resolvaweb não determina um prazo para que as companhias retornem os contatos feitos por meio do site, que também não compartilha publicamente a reclamação dos consumidores.”

3 comentários:

  1. Quero fazer uma reclamação contra o Banco do Brasil, eu era funcionária pública e o banco me ofereceu um empréstimo por consignação, tudo bem aceitei. no contrato dizia que se eu por ventura perdesse o emprego o órgão empregador assumiria a dívida. Eu era funcionária a 20 anos e não tinha a menor vontade de ficar desempregada, mas fiquei. Acabei me mudando da Bahia para Santa Catarina quase um ano depois. Até aí tudo bem, o problema é que o acordo com o banco não foi cumprido. Eu tentei até mudar meu endereço junto ao banco para que as correspondências fossem enviadas para meu novo endereço e nem isso eu consegui, as cartas de cobrança vão para meu endereço antigo. Imaginem o transtorno. E agora, como eu faço para que o banco cumpra com o acordo? Lá diz que meu antigo empregador deve assumir, no caso a prefeitura, mas a conta está sendo cobrada de mim. Não trabalho mais por lá e só aceitei por que no contrato assinado pelo tesoureiro da prefeitura de Caturama-BA junto ao banco, dizia que se eu perdesse o emprego eles se responsabilizavam, mas não é bem assim, o papel diz uma coisa e eles fazem outra. Não caiam nessa, é uma BAITA MENTIRA, se vc perder seu emprego vc ficará além de desempregado, endividado para o resto de sua vida, porque a dívida cresce como uma bola de neve. Não peguem empréstimo por consignação é uma ROUBADA. EU ESTOU MAIS SUJA QUE PAU DE GALINHEIRO. O contrato está em minhas mãos, mas pelo visto é uma BAITA ARMADILHA. Eu estou quase louca, nem meu endereço eles alteram, já fui a uma agência daqui de Florianópolis e dei meu novo endereço e nada, moro aqui a mais de dois anos e minhas correspondências bancárias vão para o antigo endereço. Me digam, o que eu faço????? Edna Tiscoski

    ResponderExcluir
  2. Você, do problema do Banco do Brasil, deveria processar essa instituiçao bancária e, além disso, divulgar o que fizeram contigo no Twitter e Facebook. O problema é que esses bancos fazem que querem,e nós, clientes, não devemos aceitar isso.

    ResponderExcluir
  3. Caixa Econômica Federal
    Reclamação

    gente honesta paga por burrice da caixa e da prefeitura de blumenau

    em 2011 a prefeitura junto com a caixa liberaram os condominio no bairro passo manso para moradia de familias de baixa renda sem o acompanhamento junto a todos o moradores.
    sendo que pessoas de mal indone foram pra la para acabar com muitas familias com as drogas .
    a caixa e a prefeitura de blumenau "sc" abandonaram as familias la para ser espancadas por pessoas do crime que foram para la ... sindica apanha por quer por ordem pessoas honesta vao embora por falta de acompanhamento por parte dos orgaos o que fazer so o que nos resta e pedir a deus que nos proteja aqui em : PASSO MANSO -30-BLUMENAU -SANTA CATARINA.


    S.O.S FAMILIAS .

    ResponderExcluir