quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gafes dos políticos são alvo de projeto nos EUA


Fonte: Google Imagens


As gafes dos políticos não passarão mais despercebidas agora. É o que propõe a Sunlight Foundation, uma ONG, dos Estados Unidos, em prol da transparência, que iniciou um projeto de arquivar tweets apagados dos políticos americanos.

Neste projeto, por meio do site intitulado de Politwoops, a ONG visualiza, constantemente, os perfis de vários políticos no Twitter. Assim, quando algum deles posta algo contendo ofensas, erros, gafes e até mesmo declarações indevidas, o site salva uma cópia. E, ao saber que o tweet foi apagado, o veículo informa.

Numa breve descrição sobre o que é o projeto, a Sunlight Foundation informa: “Certo, todos nós tuitamos coisas que não deveriam ser compartilhadas, mas os políticos agora não têm uma maneira de escondê-las. Descubrimos o que os politicos compartilharam e imediatamente apagaram”.

O Brasil carece de um projeto como este, principalmente em ano eleitoral. Seria uma boa fonte de pesquisa sobre como os políticos daqui se comportam no microblog. É importante ressaltar que eles somente poderão fazer propaganda eleitoral no Twitter a partir do dia 6 de julho, quando começa, de fato, o período de campanha política.

Esta foi uma decisão do
Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tomada em março deste ano. Com isto, é prevista uma multa, que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil, para o candidato que fizer propaganda eleitoral antecipada.

O projeto da Sunlight Foundation é uma boa iniciativa. E, de certa forma, incentiva a nós mesmos buscarmos a incoerência ética dos políticos, principalmente,  brasileiros. Denunciando-as com a intenção de manter o Brasil livre de maus gestores.

Fonte:
http://blogs.estadao.com.br/link/ e http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário