O console portátil PlayStation Vita, da Sony, foi lançado nos Estados Unidos nesta quarta-feira (22). O aparelho móvel é o mais recente de uma longa linhagem de videogame que inclui Game Boy, da Nintendo, e o Lynx, da Atari. No entanto, com a recente mudança nos hábitos de consumo dos jogadores, o modelo da gigante japonesa pode também ser o último de sua espécie.
O Vita terá a difícil tarefa de atrair atenção de jogadores que já jogam em smartphones e carregam computadores tablet em suas mochilas. Por US$ 250, ele tem mais ou menos o mesmo preço que um modelo básico do PlayStation ou do Xbox 360, da Microsoft.
Mesmo com a campanha de marketing de US$ 50 milhões em que, a cada 15 minutos, um aparelho é sorteado, analistas estão céticos que o produto encontrará fãs. "É quase como se a Sony desenvolvesse o produto para um mundo onde smartphones e tablets não existissem", disse Michael Gartenberg, diretor do Gartner Research. "Ele custa mais do que celulares e o mesmo que a maioria dos consoles de jogos. É difícil dizer qual é o mercado para isso."
Se o Vita não atrair atenção dos consumidores, não será o primeiro aparelho a decepcionar: a Nintendo lançou o 3DS em março passado e menos de quatro meses depois a companhia teve de cortar o preço de US$ 249,99 dólares para 80 dólares por causa da fraqueza nas vendas.
No Brasil, ele começa a ser vendido dia 29 de fevereiro, ainda sem preço confirmado.
O Vita terá a difícil tarefa de atrair atenção de jogadores que já jogam em smartphones e carregam computadores tablet em suas mochilas. Por US$ 250, ele tem mais ou menos o mesmo preço que um modelo básico do PlayStation ou do Xbox 360, da Microsoft.
Mesmo com a campanha de marketing de US$ 50 milhões em que, a cada 15 minutos, um aparelho é sorteado, analistas estão céticos que o produto encontrará fãs. "É quase como se a Sony desenvolvesse o produto para um mundo onde smartphones e tablets não existissem", disse Michael Gartenberg, diretor do Gartner Research. "Ele custa mais do que celulares e o mesmo que a maioria dos consoles de jogos. É difícil dizer qual é o mercado para isso."
Se o Vita não atrair atenção dos consumidores, não será o primeiro aparelho a decepcionar: a Nintendo lançou o 3DS em março passado e menos de quatro meses depois a companhia teve de cortar o preço de US$ 249,99 dólares para 80 dólares por causa da fraqueza nas vendas.
No Brasil, ele começa a ser vendido dia 29 de fevereiro, ainda sem preço confirmado.
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