sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Com sugestões dos leitores, Folha de S.Paulo publica as "notícias do futuro"

Uma ideia interessante da Folha de S.Paulo para interagir com o seu público resultou em um inusitado especial publicado no último domingo (19). O jornal, um dos maiores do Brasil, lançou a proposta aos seus leitores: "Qual a notícia que você gostaria de ver na Folha daqui a 90 anos?". A recepção foi tão boa que um grupo de jornalistas foi montado para separar e editar as reportagens: ao todo, foram enviadas aproximadamente 7,5 mil sugestões.

A experiência de fazer o público escolher que notícias gostariam que fossem publicadas em 2101 fez parte das comemorações dos 90 anos da Folha de S.Paulo. E a manchete principal demonstra a esperança dos leitores no desenvolvimento do País: "Brasil continua com melhor IDH do mundo". Outras matérias que podem ser lidas no especial são "Número de habitantes na Lua já supera a casa dos 10 milhões" e "Especialistas comentam exercícios que prometem aumentar a expectativa de vida de 120 para 150 anos".


"A relação destacada pela redação reflete ainda o desejo de melhorias no transporte público ('Metrô de SP supera o de Xangai' é uma das notícias fictícias que foram produzidas) e o interesse pela exploração espacial ('Nave com turistas de 27 países deve pousar em Marte')”, segundo o texto do jornal sobre a experiência.

O especial está disponível no portal da Folha de S.Paulo. Para conferir a primeira página, clique neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário