quarta-feira, 7 de março de 2012

Governo sírio usa a TV estatal para propagandear estabilidade no país


O governo sírio tem tentado esconder as evidências de crimes de guerra após um mês de intensivo bombardeio contra opositores na cidade de Homs. As medidas vão desde a retirada dos corpos de civis mortos até uma campanha de propaganda da TV estatal para demonstrar uma "estabilidade" no país.

O canal estatal da Síria tem acusado jornalistas internacionais, como o fotógrafo inglês Paul Conroy, de fazerem parte de uma conspiração internacional para enfraquecer o governo. Em uma matéria da TV estatal, a apresentadora questiona a veracidade das informações do fotógrafo. Paul Conroy, ferido em uma bombardeio na síria, relatou em entrevista para a rede Sky News na última sexta-feira, 2, que a repressão na Síria não é um “palco de guerra”, mas um “massacre cego” que está matando homens, mulheres e crianças.


Segundo o jornalista da Al Jazeera, Lawerence Lee, a mídia está sendo uma das principais ferramentas para manter a popularidade do governo sírio enquanto o país está atolado em violência há um ano. A TV Al Jazeera, em reportagem, mostra como a A TV estatal síria trabalha na propaganda governista. São mostradas imagens de mísseis, supostamente, usados por opositores em que a TV síria chama de terroristas, além de propagandear que a vida em Homs, epicentro das revoltas, está voltando ao normal. Durante a reportagem da TV Al Jazeera há relatos de torturas de militares sírios contra os opositores, mas a TV estatal síria alega no vídeo que as imagens foram feitas pelos próprios manifestantes para desestabilizar o país.

As Nações Unidas divulgaram que mais de 8 mil pessoas já morreram nos conflitos na Síria. Mesmo com a visita da chefe humanitária da ONU nesta quarta-feira,7, Valerie Amos, que juntamente com um comitê vai avaliar a situação local, pelos menos 40 mortes foram relatadas pelo grupo opositor Comitês de Coordenação Local.

Com informações da Al Jazeera e da Forte.jor
Veja a matéria da TV Al Jazeera (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário