sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Curso de Infografia online em português é oferecido pelo Centro Knight


De 24 de outubro a 4 de dezembro de 2011, Centro Knight Center vai oferecer o curso online em português “Introdução à Infografia e Visualizaçao de Dados para Jornalistas”, com o jornalista espanhol Alberto Cairo (foto). O curso custa 60 dólares e terá duração de seis semanas.

Anteriormente, o curso foi oferecido duas vezes pelo Centro, sendo a segunda em português. De acordo com o professor Rosental Alves, diretor do Centro Knight, “infelizmente, na primeira vez que oferecemos o curso em português, em julho, a demanda foi tão grande que pudemos aceitar apenas a metade dos interessados”.

No curso, os participantes irão aprender como utilizar melhor os infográficos para comunicar informação. Não é exigido nenhum conhecimento em desenho ou em software específicos. . “O importante é se educar para pensar de maneira mais visual, algo que está ao alcance de praticamente qualquer um. Essa mudança de mentalidade é fundamental para o futuro do jornalismo”, explica o Cairo.

“Introdução à Infografia e Visualizaçao de Dados para Jornalistas” é direcionado aos jornalistas sem experiência em design que tenham interesse em aprender como organizar coberturas com infográficos, mas também está aberto a designers gráficos e artistas que desejem entender mais de jornalismo e da infografia.

As inscrições poderão ser feitas até as 17h (horário de Austin, no Texas) do dia 12 de outubro no link:http://knightcenter.utexas.edu/es/node/7560. O programa do curso é dividido em módulos semanais, com presentações audiovisuais e endereços online para consulta. A cada semana haverá exercícios e discussões.

O instrutor Alberto Cairo é responsável pelo departamento de Infografia da revista brasileira Época. Também já foi professor do programa Master em Jornalismo, no Brasil, e da Universitat Oberta de Catalunya, na Espanha. Lecionou ainda na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e na Universidade Carlos III, em Madrid. Entre 2000 e 2005, foi Diretor de Infografia Interativa do El Mundo, período em que o jornal espanhol ganhou prêmios da Society of Newspaper Design (SND) e do Malofiej. Cairo escreve  no blog Periodismo con Futuro, do El País, e é autor de dois livros sobre infografia.

Centro Knight

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado pelo brasileiro Rosental Alves na Escola de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin em agosto de 2002. Seus recursos s
ão oriundos de doações da Fundação JohnS. e a James L. Knight. O Centro Knight também recebe contribuições de outros doadores, com as Fundações Open Society e a Universidade do Texas em Austin. O Centro Knight busca com seus cursos contribuir para melhorar a qualidade do jornalismo praticado nos países da América Latina e do Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário