terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Brasileiros inovam no Cinema Interativo



Qual espectador não gostaria de interagir com o filme, série ou novela que assiste? Quem curte essa ideia de “dirigir” a trama, pode se preparar. Abriu-se uma nova possibilidade, graças ao esforço de uma pesquisa nacional e às ferramentas oferecidas pelos meios digitais, do público interferir no comportamento de personagens e nas cenas.

O projeto é fruto de uma parceria entre pesquisadores do departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Unirio e UFSM, e que acaba de desenvolver o primeiro protótipo de um sistema do chamado Video-Based InteractiveStorytelling, a partir de resultados de outros projetos do The Logtell Project. Neste sistema, o espectador é capaz de interagir via controle remoto, celular, voz ou gestos e modificar o curso da história assistida.

A técnica, inédita, é voltada para TV e cinema interativos, mas também é aplicável em plataformas da internet. O protótipo, desenvolvido pelo doutorando em Informática  Edirlei Everson Soares de Lima  sob orientação do professor Bruno Feijó, funciona a partir de roteiros especiais. Nestes, os atores são filmados em diferentes posições e com diversas expressões, em um ambiente com o fundo verde. As cenas podem ser modificadas através do reconhecimento de gestos ou de voz, na frente da tela, ou se algum dispositivo de controle for acionado.

Ao assistir, o público provoca mudanças no ambiente, altera o estado emocional dos personagens e toma decisões de tal maneira que a evolução da história pode surpreender até mesmo o seu próprio autor. Assim, segundo Edirlei Soares, “escrever uma história deste jeito requer uma nova linguagem cinematográfica. Participar é diferente, pois aproxima o público e pode ser feito por várias pessoas ao mesmo tempo”.

Confira no vídeo um curta metragem que mostra o uso da técnica.





2 comentários: