segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Religião sueca que prega a pirataria virtual é legalizada

A igreja do Ctrl+C e Ctrl+V, ou Kopimismo, é aprovada na Suécia. Esta crença, que considera os comandos “copiar” e “colar” como símbolos sagrados, foi reconhecida pelo governo,  na primeira reunião do ano, como religião oficial do país. Segundo o fundador do kopimismo, Isak Gerson, de 19 anos, a ideia de copiar e compartilhar informação é “o melhor e mais bonito que há”.

Os adeptos almejam a liberação gratuita de qualquer tipo de download e cópia de arquivos. De forma mais clara, o kopimismo segue o ideal da pirataria virtual com o argumento de que copiar informação de um cidadão é mostrar apreço, e não uma violação. Quem copia, defende Gerson, “pensa que você faz algo bom”.

O projeto é audacioso e ganhou força com a criação do Piratpartiet (ou partido pirata), em 2006. O grupo político conseguiu 7% dos votos, há dois anos,  nas eleições parlamentares européias. Um marco para a cultura digital e motivação para a religião iniciar a entrada em outros países. Tanto o partido quanto a religião apostam que o avanço na popularização da internet será o fator de impulso internacional e, por isso, buscam alternativas diversas para atrair os internautas.

Para quem quiser conhecer melhor o Partido, que promete crescer através da interatividade, o contato pode ser feito pelo www.piratpartiet.se ou pelo  www.facebook.com/piratpartiet. O kopimismo, que também tem site, o kopimistsamfundet.se, com a oficialização do último dia 4, passa a receber incentivo financeiro do governo e espera alcançar milhares de seguidores até a próxima eleição.

A nova religião possui cinco “mandamentos”:
- todo o conhecimento é para todos.
- a busca pelo conhecimento é sagrada.
- a circulação do conhecimento é sagrada.
- o ato de copiar é sagrado.
- ser proprietário de software (manter código-fonte escondido das outras pessoas) é comparável à escravatura e deve ser proibido.

Será que os internautas iriam curtir o Kopimismo no Brasil? Você pode começar com o sinal sagrado.


Um comentário: