segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Celular à favor das mulheres na Índia

Na India, duas iniciativas com o uso de celulares estão sendo testadas para transformar a realidade das mulheres locais. Na área rural,
mulheres estão sendo alfabetizadas por telefones celulares com a ajuda da ONG Mahila Shakti Pratish (Fundação da Força Feminina).


Através dessa iniciativa, mais de mil mulheres indianas começaram a ler em inglês e em outras línguas pelo celular. A ONG que tem patrocinio da Human Welfare Association (HWA – Associação pelo Bem-Estar Humano) tem conectado mulheres com telefones móveis, centros educacionais e grupos de auto-ajuda em 33 vilas, com o objetivo de usar os aparelhos como ferramentas adicionais para a ampliação do conhecimento e da educação.

Outra ação que merece destaque é o laçamento do primeiro aplicativo de celular para que as indianas possam denunciar crimes sexuais ou pedir ajuda, usando as redes sociais: o FightBack. Esse aplicativo permite às mulheres reportarem assédios ou ataques físicos através de uma mensagem de texto que é enviada para até 05 números programados no aparelho, com informações de GPS que são enviadas no caso de emergência.


Por enquanto, o aplicativo FightBack será pago e vendido por menos de 100 rúpias, cerca de U$ 2 e o texto será em inglês, antes de ser lançado em hindi e outras línguas indianas. É claro que o aplicativo não solucionará o problema da violência contra mulher, mas será fundamental para mapear a violência de gênero no país e refletir a amplitude do problema numa país marcado por altos índices de crimes como raptos, assassinatos e violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário