sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Twitter vira arma no mundo do futebol

Twitter é mania entre os boleiros. Eles usam para descrever treinos, fazer amigos, interagir com fãs e, devido ao notório crescimento no poder de compra dos clubes nacionais, o microblogging virou ferramenta de autopromoção. Uma opção que, no início do ano, tempo de contratações no futebol brasileiro, auxilia também no trabalho de empresários e jornalistas.

O diferencial de 2012, que começa com o mercado tão competitivo, são os altos valores de direitos de imagem pagos pela TV Globo. Capital que gera uma inflação no custo de aquisições e salários, provoca nos representantes dos boleiros a possibilidade de fazer lobby nas negociações e impõe ao jogador a necessidade de perceber a importância da comunicação virtual.


Assim, casos recentes como o do goleiro Felipe, do meia Rivaldo e do atacante Josiel, que se meteram em confusão após postagens no Twitter e provocaram muitas manchetes, são cada vez mais incomuns. Mesmo assim, os jornalistas ainda encontram nas páginas dos atletas, o furo para diversas matérias. Prova disso é a quantidade de negociações em que, as redes sociais, funcionam como fonte de informação. Veja exemplos:

- Jadson, do Shakhtar da Ucrânia, posta cada fato da sua negociação para fechar com o São Paulo. (14/01 - Pelo Twitter, Jadson comera
acerto com o Tricolor).

- O argentino Matías Abelarias, que assinou com o Vasco, saudou o clube antes de ser oficializado pelo clube e já dava pistas antes disso.

- O presidente do Atlético-PR, Celso Petraglia, prometeu “contratações bombásticas” pela rede.

- O pentacampeão, Rivaldo, publicou que viajará para Angola com o intuito de negociar sua transferência para um clube local.

- Após o Santos dificultar a ida do lateral Danilo para o Porto de Portugal, o atleta desabafou no Twitter.

Veja a lista com os twitters dos grandes nomes do futebol mundial e a twitticam do Neymar:




Nenhum comentário:

Postar um comentário