segunda-feira, 9 de abril de 2012

É hora de acabar com os velhos estereótipos sobre a mulher no mundo da Tecnologia

Uma carreira em tecnologia pode ser tão variada, interessante e glamourosa para mulher como é para os homens. No entanto, poucas vezes você vai encontrar um olhar sobre as mulheres no mundo da tecnologia. É preocupante não só porque as mulheres estão perdendo uma indústria dinâmica, mas porque a economia mundial sofrerá com a sub-representação feminina nessa área. Nesse ritmo, estima-se que pode demorar pelo menos 50 anos para as mulheres concorrerem igualmente com os homens nesse campo.

Então, o que está acontecendo de errado? Não é pela falta de oportunidades, pois elas são variadas e abundantes. Um dos maiores problemas é o preconceito sobre as escolhas das carreiras científicase e tenologicas. Muitas jovens não estão familiarizadas com os papéis de tecnologia que desde cedo é destinado aos meninos.


Uma pesquisa feita por Cardiff University mostrou que quase todos os filmes de TI representa os 'geeks' como pessoas - principalmente homens - malucos. Mesmo em televisão as crianças estão acostumadas a ver as meninas científicas como "diferentes", como no caso da menina inteligente do filme Scooby Doo. Além disso, o fosso salarial entre homens e mulheres na área de TI é de pelo meno 22%, o que dificilmente vai seduzir as mulheres a entrarem nesse mercado de trabalho. Por isso, é necessario que o Governo comece a investir em incentivos extras para que as mulheres se interessem por essa area.

No Reino Unido, por exemplo, o número crescente de campos de tecnologia e clubes de computação voltados exclusivamente para meninas está funcionando muito bem. O Computer Club for Girls (CC4G) é um exemplo de incentivo às jovens, entre as idades de 10 a 14 anos, que podem participar de atividades extra-curriculares de aulas de computação. Resta-nos cobrar do Governo um foco maior na inclusão das jovens nesse mercado e estimular as nossas meninas em casa a derrubarem os velhos estereótipos sobre tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário