quinta-feira, 12 de abril de 2012

ONU cria rede social para Rio +20

A Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, só acontece de 20 a 22 de junho desse ano no Rio de Janeiro, mas os debates já terão início na próxima segunda, 16, na internet. A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o governo brasileiro, lança nesse dia uma espécie de rede social para discutir o desenvolvimento sustentável antes do encontro.

Chamada de Rio +20 Dialogues, a iniciativa prevê reunir até 400 mil pessoas, inicialmente, de 27 universidades (nove brasileiras, nove de países desenvolvidos e nove de outros países em desenvolvimento). A estratégia da ONU é chamar a atenção para dez temas principais do desenvolvimento sustentável, como oceanos, energia, água e nutrição. Quem quiser participar, deve pedir um convite na página inicial do serviço.


Segundo divulgado pelo negociador chefe do governo brasileiro na Rio +20, o embaixador André Corrêa do Lago, as melhores propostas apresentadas na rede serão levadas aos chefes de Estado durante o evento. De acordo Corrêa do Lago, o fórum eletrônico vai eleger três recomendações para cada um dos temas a partir de maio.

Por enquanto, a nova rede está disponível apenas em inglês, mas será traduzida para espanhol, francês e português e as discussões dentro dos fóruns serão traduzidas para 40 línguas. A ideia da ONU é que, após a Conferência, os usuários cadastrados continuem debatendo o assunto na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário