sábado, 9 de junho de 2012

El Roto, o lado sombrio da atualidade no El País

Andrés Rábago, mais conhecido como El Roto, é  o desenhista do El País que desnuda a realidade da Espanha e do mundo em figuras sombrias e provocações sátiras. Seu trabalho está semanalmene disponível no webjornal.  

Rábago não se considera nem humorista nem cartunista, mas um desenhista que faz dos acontecimentos atuais sua fonte de inspiração e a sátira uma maneira de gerar a reflexão crítica. "La sátira es una máquina de rayos X que permite ver los huesos del sistema. Así la entiendo yo. No busco la risa, ni siquiera la media sonrisa. Busco señalar las formas que se esconden bajo la superficie de los acontecimientos. La sátira hace transparente lo opaco", explica.

O trabalho do desenhista é uma poesia visual e escrita para satisfazer o olhar e a mente. Seu trabalho segue as tradições de artistas como Goya e Guitiérrez Solana, famosos pintores espanhóis. Do primeiro, ele segue a maneira de reproduzir  de forma dolororsa e negra os acontecimentos do presente. Do segundo, o estilo de fazer personagens com os traços indefinidos.

Mesmo enfocando o lado obscuro da vida, o desenhista busca levar uma mensagem positiva.  "El Roto abunda en humanidad y optimismo, y quizá ese sea su mayor mensaje: saber lo malo para acceder a lo bueno; conocer lo triste para acceder a la alegría y a la felicidad. Aunque siempre vuelve al Norte, confiesa que le afectan la bruma y tanta lluvia y nos recomienda, simplemente, que busquemos sol y alegría", relata.

Entre os temas que El Roto discute  nos últimos meses está a crise na Europa, com ênfase nas situação difícil que os espanhóis estão passando. Outra pauta também enfatizada são os dilemas do jornalismo com as mudanças trazidas pelas novas tecnologias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário