sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Jornal canadense transforma leitor em fonte

“Seja uma fonte” é a mais nova iniciativa do jornal canandense Calgary para encontrar as pessoas certas, aquelas que possam sugerir as melhores pautas do dia.

O sistema estimula quem tenha uma área de especializaç
ão, de qualquer tipo, seja saúde, esporte, tecnologia ou uma comida preferida, a se inscrever como fonte para depois ser contatada pelos jornalistas.

De acordo com a Knight Center, Universidade de Austin, o modelo é conhecido como “metacrowdsourcing” ou “crowdsourcing", sendo um modo de produção em que um grande grupo de cidadãos realiza uma tarefa que, geralmente, seria realizada por uma única pessoa.

É uma forma popular de aproximar os cidadãos do processo noticioso e ao mesmo tempo aperfeiçoar o trabalho dos jornalistas.


O repórter do New York Times, C. J. Chivers, usou esse sistema dia 1º de fevereiro. Ele pediu aos eleitores para ajudá-lo a identificar uma bomba que estaria nos arredores de Mizdah, sul de Tripoli. O Washington Post é outro webjornal que está usando o sistema crowdsourcing. Desde 2011, os seus leitores podem questionar ou responder afirmações de políticos.

Para melhorar e agilizar, esse processo de colaboraç
ão que cresce cada vez mais, a Sociedade das Américas/Conselho das Américas (AS/COA, na sigla em inglês) divulgou recentemente um guia de sites de crowdsourcing na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário