terça-feira, 13 de março de 2012

Hiperconectividade afeta saúde física e mental


Vivemos na era da informação, estamos sujeitos a uma imensa quantidade de estímulos e sensações, que inunda nosso dia a dia com toneladas de ideias, graças às tecnologias e aos meios de comunicação. E fica cada dia mais difícil se desligar.

O celular, a internet e as redes sociais são a representação máxima nesse contexto. Mudamos com o impacto dessas tecnologias. As relações sociais hoje são totalmente diferentes das de 20 anos atrás.

Com isso, problemas de saúde vêm sendo causados pela hiperconectividade, um deles é a dificuldade de dormir durante à noite.

O uso excessivo de computador, do tablet ou do celular, sobretudo nos momentos anteriores à hora de dormir, é péssimo para o sono. A própria luminosidade emitida pelas telas é uma interferência, uma vez que o organismo precisa de ambientes escuros para repousar.

Confira outras complicações.
L.E.R (Lesão por esforço repetitivo) – Para quem trabalha com computadores, sua maior incidência é nas mãos, antebraços e ombros. Na grande maioria das vezes é causado por má postura e uso inadequado de móveis, assim como os fatores ergonômicos dos mesmos.

STRESS – O uso contínuo do computador sem pausas para descanso, associado ao ritmo acelerado da prática diária assim como a forma de trabalho “multi-tarefa”, muito comum no meio informático, é uma potencial causa de stress no trabalho.

VARISES e problemas circulatórios – Muito tempo sentado (ou de pé) faz com que o sangue tenha mais trabalho para percorrer o caminho normal dentro do corpo, além de concentrá-lo nas pernas por muito tempo. Isso pode acarretar desde simples varises ou casos mais graves.

PROBLEMAS DE VISÃO – Quantas pessoas você conhece que trabalham com computador e não usam óculos? Os monitores CRT são piores que a televisão por dois motivos claros: sua resolução é maior e suas imagens mais estáticas por mais tempo faz com que os olhos percebam mais claramente a taxa de atualização da tela; e além disso estamos muito próximos a ele, ficando mais expostos.

Informações do Correio e Tecnocracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário