terça-feira, 13 de março de 2012

O vídeo "mais viral" de todos os tempos



Lançado no YouTube e Vimeo há sete dias, o vídeo Kony 2012 já foi visto mais de 100 milhões de vezes no total, espalhando-se via Facebook, Twitter, Tumblr e outras redes sociais. Isto o torna o vídeo que se espalhou mais rápido de todos os tempos, ganhando de astros pop, Susan Boyle, Rebecca Black e Annoying Orange.

Mas quem é Kony, e por que este vídeo é tão polêmico?

Joseph Kony é o líder do Exército de Resistência do Senhor (LRA na sigla em inglês), um perigoso grupo religioso e militar que atua em Uganda e em países vizinhos da África. O LRA é acusado de assassinatos, sequestros e uso de crianças nos conflitos – eles aliciaram cerca de 30.000 crianças nos últimos 20 anos. Kony fugiu de Uganda há seis anos, caçado pelo exército do país, e o LRA perdeu muito de sua força em Uganda, mas continua ativo em áreas remotas de países vizinhos.

Então a instituição de caridade Invisible Children criou um vídeo de 30 minutos para tornar Kony famoso, “não para celebrá-lo, mas para obter apoio para sua prisão e criar um precedente para a Justiça internacional” – eles igualam Joseph Kony a Adolf Hitler. A Invisible Children quer que os EUA intensifiquem sua presença em Uganda, hoje limitada a 100 consultores militares, para encontrar e julgar Kony em tribunal internacional — ele já foi indiciado por crimes de guerra pela Corte Criminal Internacional. A mensagem é simples: Stop Kony. E ela se espalhou – e rápido.


(Do blog Gizmodo Brasil)

Um comentário:

  1. O jornal El País traz uma reportagem sobre este vídeo, fazendo críticas ao conteúdo por omitir que Kony não está mais em Uganda, por exemplo. Veja mais em:http://blogs.elpais.com/trending-topics/2012/03/asi-te-ha-manipulado-el-video-de-kony-2012.html

    ResponderExcluir