Eduardo
Moreira
O estudo mostra que as iniciativas feitas pelo governo brasileiro começam a se refletir no número de pessoas conectadas, e no aumento do consumo de conteúdo dessas mídias. Apesar de um avanço lento, o Plano Nacional de Banda Larga está em operação, e conta com a parceria das empresas de telecomunicações para oferecer aos brasileiros uma oferta básica de conexão à Internet com preços acessíveis.
O relatório consultou 4.020 pessoas maiores de 18 anos e com acesso à web em 22 cidades brasileiras. O estudo foi feito em novembro do ano passado, e procurou observar o comportamento dos internautas. Os brasileiros gastam aproximadamente 23,8 horas por semana na Internet, e assistem apenas 6,2 horas de TV. Nesse período conectado, os brasileiros gastam 89% do tempo nas mídias sociais, e nesse grupo, 81% usam regularmente o Facebook, e 63% são de usuários do Orkut.
Quando falamos de vídeos on-line, 86% dos entrevistados utilizam a Internet para essa finalidade, e a pesquisa mostra que o brasileiro está mais propenso a ver os vídeos do que a produzí-los: apenas 16% dos consultados informaram que produzem vídeos regularmente para sites como o YouTube. Tais taxas de crescimento são importantes para empresas de propaganda e diferentes setores do comércio, uma vez que a população conectada brasileira tende a crescer nos próximos anos.
Outro fator que contribui para o crescimento on-line é a redução do valor dos aparelhos e pacotes de dados na telefonia móvel. O Brasil tem 19 milhões de smartphones ativos, e a metade deles foram comprados nos últimos seis meses. Versões alternativas de smartphones estão chegando ao mercado nacional, para compensar o elevado preço de um iPhone ou BlackBerry.
Mas ainda temos um longo caminho pela frente, até alcançar uma condição melhor no cenário da Internet móvel. A pesquisa da Forrester conclui que apenas 40% dos brasileiros conectados estão acessando a web móvel regularmente, gastando apenas 2,2 horas de acesso semanal por dispositivos móveis.
Tech Tudo
Um relatório feito pela Forrester Research, e publicado pelo site AdAge revela que os sites de mídias sociais e vídeos on-line contam com mais audiência que TV no Brasil. Hoje, a adoção da web como principal meio de informação e entretenimento é de 48%, e a previsão é que em 2016, esse número alcance a marca de 57%.O estudo mostra que as iniciativas feitas pelo governo brasileiro começam a se refletir no número de pessoas conectadas, e no aumento do consumo de conteúdo dessas mídias. Apesar de um avanço lento, o Plano Nacional de Banda Larga está em operação, e conta com a parceria das empresas de telecomunicações para oferecer aos brasileiros uma oferta básica de conexão à Internet com preços acessíveis.
O relatório consultou 4.020 pessoas maiores de 18 anos e com acesso à web em 22 cidades brasileiras. O estudo foi feito em novembro do ano passado, e procurou observar o comportamento dos internautas. Os brasileiros gastam aproximadamente 23,8 horas por semana na Internet, e assistem apenas 6,2 horas de TV. Nesse período conectado, os brasileiros gastam 89% do tempo nas mídias sociais, e nesse grupo, 81% usam regularmente o Facebook, e 63% são de usuários do Orkut.
Quando falamos de vídeos on-line, 86% dos entrevistados utilizam a Internet para essa finalidade, e a pesquisa mostra que o brasileiro está mais propenso a ver os vídeos do que a produzí-los: apenas 16% dos consultados informaram que produzem vídeos regularmente para sites como o YouTube. Tais taxas de crescimento são importantes para empresas de propaganda e diferentes setores do comércio, uma vez que a população conectada brasileira tende a crescer nos próximos anos.
Outro fator que contribui para o crescimento on-line é a redução do valor dos aparelhos e pacotes de dados na telefonia móvel. O Brasil tem 19 milhões de smartphones ativos, e a metade deles foram comprados nos últimos seis meses. Versões alternativas de smartphones estão chegando ao mercado nacional, para compensar o elevado preço de um iPhone ou BlackBerry.
Mas ainda temos um longo caminho pela frente, até alcançar uma condição melhor no cenário da Internet móvel. A pesquisa da Forrester conclui que apenas 40% dos brasileiros conectados estão acessando a web móvel regularmente, gastando apenas 2,2 horas de acesso semanal por dispositivos móveis.
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