domingo, 20 de maio de 2012

Vídeo de novela é lançado na internet e vira um dos assuntos mais comentados do Twitter

A televisão ainda está aprendendo a usar as ferramentas da internet a seu favor, mas algumas estratégias de mídias sociais começam a surtir efeito. Pelo menos, foi o que aconteceu com a novela Cheias de Charme, da Rede Globo no último sábado, 19 de maio. A emissora emplacou a hashtag #empreguetes no Trending Topics mundiais no Twitter, minutos após o encerramento do capítulo do dia, ao lançar o vídeo das protagonistas cantando a música que faz parte da trama.

A direção adotou a estratégia apresentando apenas trechos da música durante os últimos capítulos, criando a expectativa no público. No entanto, apenas no final do capítulo do sábado, a emissora avisou que o vídeo estaria disponível somente no site e não seria apresentado na novela.

Em menos de cinco minutos, vários tuítes comentavam o vídeo, fazendo que o termo empreguetes, lançado pela novela, fosse direto para o ranking mundial dos assuntos mais comentados no Twitter.

Há algum tempo a televisão busca utilizar a internet a seu favor, pois a web tem sido a maior responsável pela perda de audiência da TV nos últimos anos. Nem todas as estratégias de marketing pelas mídias sociais empregadas pelas TV's deram certo, mas parece que o pessoal da novela chegou a uma maneira eficiente de usar a internet a seu favor e também uma prova de que a convergência de conteúdo é o melhor caminho para a sobrevivência das antigas mídias.

Para quem ainda não viu o vídeo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário