Não faltam exemplos para comprovar que as redes sociais são, atualmente, um dos meios mais ágeis de se obter informações. O caso mais recente data do último sábado (11), quando a morte da cantora Whitney Houston, de 48 anos, foi divulgada no Twitter 27 minutos antes de a imprensa confirmar a notícia como verídica.
Enviada pelo usuário Big Chorizo (@chilemasgrande), às 16h30 (22h30, horário de Brasília), a primeira mensagem a mencionar a morte da cantora dizia: “Minhas fontes dizem que Whitney Houston foi encontrada morta em um hotel em Beverly Hills... Nada foi noticiado ainda”. O tweet foi divulgado para apenas 14 seguidores e teve apenas um retweet. Vale ressaltar que a polícia de Beverly Hills informou que Whitney Houston foi declarada morta às 15h55 (21h55, horário de Brasília).
“Porém, um dos leitores do site Mashable afirma que o usuário @AjaDiorNavy enviou a mensagem 15 minutos antes do tweet publicado por Big Chorizo. O autor da mensagem, Aja Dior, disse: ‘Minha tia Tiffany, que trabalha para Whitney Houston, acabou de encontrá-la morta na banheira’.
Já o primeiro grande veículo a confirmar a notícia no Twitter foi a Associated Press, que recebeu mais de 10 mil retweets, de acordo com os dados do site Topsy Labs. A morte de Whitney Houston gerou um volume de 2,5 milhões de tweets e retweets na primeira hora em que a notícia foi divulgada, gerando uma média de 1.000 tweets por segundo, de acordo com os dados da Topsy Labs. O pico de mensagens aconteceu às 23h23 (Brasília), quando 61.227 mensagens foram enviadas por minuto”, informou o site de notícias Mashable em uma matéria publicada na última segunda-feira (13).
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o anúncio de uma morte importante foi divulgada antes no Twitter. A captura e morte de Osama bin Laden, por exemplo, foi divulgada primeiro no microblog por Keith Urbahn, que foi chefe de gabinete do ex-secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld, segundo o jornal The New York Times.
Nenhum comentário:
Postar um comentário